Projeto Integrado de Aprendizagem

terça-feira, 4 de outubro de 2011

ATITUDES COOPERATIVAS NA ESCOLA


    Somos submetidos a uma educação que nos torna seres passivos diante dos acontecimentos e submissos a qualquer um que se imponha e mostre poder sobre nós. Segundo Rubens Alves:
Educação é isto: o processo pelo qual os nossos corpos vão ficando iguais às palavras que nos ensinam. Eu não sou eu: eu sou as palavras que os outros plantaram em mim.” Como disse Fernando Pessoa: ‘Sou o intervalo entre o meu desejo e aquilo que os desejos dos outros fizeram de mim’.
    Devido a esse tipo de educação encontramos jovens e adultos sem iniciativa, meros reprodutores, pessoas com dificuldade de integração e cooperação. Apesar de hoje haver toda uma discussão em torno dos meios alternativos de educação, em nossa sociedade a escola ainda é vista como a melhor forma de se obter conhecimento e um ambiente onde se pode trabalhar a interação e cooperação com os alunos. Pensando nisso , foi elaborado um projeto no qual podemos trabalhar e desenvolver ações reflexivas, trocas de idéias em equipe para assim transformá-los em pesquisadores curiosos que busquem respostas para suas perguntas .O maior desafio é despertar nos educandos a existência de uma meta, ou seja, algo a ser conquistado, valorizando ao mesmo tempo o trabalho em grupo. O projeto nos traz mudanças para a realização pedagógica e didática em sala de aula, e cooperação é uma desses objetivos que contribui para a realização do mesmo. Os trabalhos desenvolvidos coletivamente há bons resultados quando este é trabalhado com todo o grupo, e a troca de idéias é o ponto principal para que esse desenvolvimento venha surgir de forma que aprimore os conhecimentos dos educandos .A idéia de se trabalhar em equipe é vantajoso porque percebe-se que a soma dos conhecimentos e habilidades individuais facilitam o atingir dos objetivos.
    Emfim , os trabalhos desenvolvidos em equipes consegue envolver e comprometer os alunos, transmitindo-lhes energia, amizade, companheirismo e satisfação. E este projeto é mantido até o momento pela colaboração de todos da equipe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário