Projeto Integrado de Aprendizagem

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O computador vai substituir o professor?

         A palavra escolhida é cooperação. Devido o avanço das tecnologias, não podemos fechar os olhos diante de sua existência e sim tentar aprimorar as nossas habilidades em função das mesmas.
O educador estar apto a mudar e estar consciente da importância da tecnologia educacional como ferramenta valiosa no processo de ensino e aprendizagem, facilitando para o educando uma assimilação significativa dos conteúdos, bem como proporcionando um avanço na construção de novos conhecimentos. É por esta razão que devemos proporcionar aos nossos alunos aulas mais dinâmicas e ao mesmo tempo proveitosas porque todas as ferramentas podem ser utilizadas como instrumentos educacionais. No entanto,faz-se necessário avaliar sua aplicação de modo a promover a aprendizagem significativa, crítica e reflexiva.

Refletindo sobre leitura e escrita digital


Considero como ganho na leitura e escrita digital a vantagem de se obter mais tempo na elaboração de atividades, como também a correção do próprio PC para determinadas digitações e sinônimos de palavras.
Até hoje não vejo perda absurdas, a não ser no uso inadequado das máquinas.
Esta perda pode ser solucionada através de informação, pequenos intervalos onde estes mostrem a maneira correta e proveitosa de se utilizar melhor a máquina e principalmente o despertar da curiosidade deste mundo novo em prol do conhecimento.
Pode-se potencializar o ganho neste mundo digital para novas descobertas que valorizem a educação como um todo e acelere o conhecimento mundialmente como benefício para todos.

Analisando endereço da Web


     Nos blogs feitos por alunos pude observar que não há tanta similaridade entre eles. Como exemplos têm a estruturação e caracterização, pois cada aluno procurou de maneira simples mais criativa desenvolver projetos onde estes por sua vez auxiliem a escola. Esta observação foi-me bastante proveitosa, pois os blogs criados pelos alunos, por apresentarem uma “aparência” diferente acabam sendo único e exemplo para modelos de outros. Podemos assim dizer que esses blogs vêm sendo bastante alimentados e o mais interessante é que estes alunos produzem em função do aprendizado e procuram enriquecimentos para a própria escola.
Que criatividade!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Netiquetas

Netiqueta é a etiqueta que se recomenda observar na internet. Trata-se de um conjunto de recomendações para evitar mal-entendidos em comunicações via internet, especialmente em e-mails, chats, listas de discussão, etc. Serve também, para regrar condutas em situações específicas como colocar a resenha de um livro na internet, citar nome do site, do autor de um texto transcrito, etc.
Precisamos evitar enviar mensagens exclusivamente maiúsculas. Se bem empregadas, as maiúsculas podem ajudar a destacar, mas em excesso, a prática é compreendida como se você estivesse gritando, podendo causar irritação ou fazer com que o interlocutor se sinta ofendido. Evitar enviar mensagens curtas em várias linhas, nunca responder com palavrões mesmo que usem de grosseria respeitar para ser respeitado, tratar os outros como você gostaria de ser tratado e tentar responder a todos os e-mails que são enviados dentro do bom senso. Atualmente muitos podem se questionar se ainda é necessário existir um guia contendo conjunto de regras de etiqueta para se comportar bem na internet. A grande contribuição de uma netiqueta está no intuito de organização e clareza do que é pretendido em termos de comportamento específico em cada ambiente virtual, para evitar desnecessários conflitos e constrangimentos nos diálogos constituídos, que podem até minimizar ou acabar com aquilo que é mais importante que é a interação efetiva, trocas de experiências, aprendizagem em rede e evolução das construções.
 Enfim, netiqueta nada mais é que o conjunto de normas de conduta usadas no cotidiano para conduzir melhor as relações humanas na internet, tendo em vista o respeito aos direitos e aos deveres de cada um com suas diferenças.

Redes Sociais


 Redes sociais são relações entre os indivíduos na comunicação por computador. O que também pode ser chamado de interação social, cujo objetivo é buscar conectar pessoas e proporcionar a comunicação e, portanto, utilizar laços sociais.
 As redes sociais têm transformado a forma de comunicar das pessoas, tamanha a capacidade do seu alcance mundial, influenciando opiniões, mobilizando e criando grupos e trazendo informações em questão de segundos. Redes Sociais na Internet são as páginas da web que facilitam a interação entre os membros em diversos locais. Elas existem para proporcionar meios diferentes e interessantes de interação, como exemplos têm o Orkut, Twitter e o Facebook. Papel fundamental tem as redes sociais também quando ocorre um acidente, um desastre. É neste espaço que as pessoas se informam, postam notícias, fotos, tudo quase que em tempo real. O Brasil é um dos líderes em número e usuários em redes sociais. Hoje, no país, utilizam-se as redes sociais para praticamente tudo. Para cada quatro minutos na rede, os brasileiros dedicam um a atualizar seu perfil e bisbilhotar o dos amigos e em nenhum outro país existe um entusiasmo tão grande pelas amizades virtuais.
Na verdade o objetivo das redes sociais é juntar um grupo de pessoas com quem você esteja interconectado por um ou mais fatores.  Algumas redes sociais estão montadas especificamente ao redor de interesses especiais. Esses sites existem para compartilhar experiências, conhecimentos e formar grupos sobre tópicos específicos.


terça-feira, 4 de outubro de 2011

ATITUDES COOPERATIVAS NA ESCOLA


    Somos submetidos a uma educação que nos torna seres passivos diante dos acontecimentos e submissos a qualquer um que se imponha e mostre poder sobre nós. Segundo Rubens Alves:
Educação é isto: o processo pelo qual os nossos corpos vão ficando iguais às palavras que nos ensinam. Eu não sou eu: eu sou as palavras que os outros plantaram em mim.” Como disse Fernando Pessoa: ‘Sou o intervalo entre o meu desejo e aquilo que os desejos dos outros fizeram de mim’.
    Devido a esse tipo de educação encontramos jovens e adultos sem iniciativa, meros reprodutores, pessoas com dificuldade de integração e cooperação. Apesar de hoje haver toda uma discussão em torno dos meios alternativos de educação, em nossa sociedade a escola ainda é vista como a melhor forma de se obter conhecimento e um ambiente onde se pode trabalhar a interação e cooperação com os alunos. Pensando nisso , foi elaborado um projeto no qual podemos trabalhar e desenvolver ações reflexivas, trocas de idéias em equipe para assim transformá-los em pesquisadores curiosos que busquem respostas para suas perguntas .O maior desafio é despertar nos educandos a existência de uma meta, ou seja, algo a ser conquistado, valorizando ao mesmo tempo o trabalho em grupo. O projeto nos traz mudanças para a realização pedagógica e didática em sala de aula, e cooperação é uma desses objetivos que contribui para a realização do mesmo. Os trabalhos desenvolvidos coletivamente há bons resultados quando este é trabalhado com todo o grupo, e a troca de idéias é o ponto principal para que esse desenvolvimento venha surgir de forma que aprimore os conhecimentos dos educandos .A idéia de se trabalhar em equipe é vantajoso porque percebe-se que a soma dos conhecimentos e habilidades individuais facilitam o atingir dos objetivos.
    Emfim , os trabalhos desenvolvidos em equipes consegue envolver e comprometer os alunos, transmitindo-lhes energia, amizade, companheirismo e satisfação. E este projeto é mantido até o momento pela colaboração de todos da equipe!

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Tecnologia na escola: Como uma Onda

Este vídeo trata da inserção das  novas tecnologias na escola onde estas colaboram para o ensino aprendizagem.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Projeto Integrado de Aprendizagem

TECNOLOGIA NO COTIDIANO 
 APRESENTAÇÃO

As tecnologias estão cada vez mais presentes em nossa vida facilitando nosso cotidiano.
Todos sabem da importância que a tecnologia tem no nosso dia a dia. Que não podemos mais ignorar, resistir ou omitir sua existência, pois está em todos os lugares. Existe uma constante cobrança da sociedade para que as pessoas se atualizem e caminhem conforme seus avanços.

As mudanças que têm provocado no comércio, na indústria, na saúde, na educação e no comportamento, por exemplo, são notáveis. Muitas pessoas acreditam que estejamos vivendo uma nova onda de tecnologias que, juntas, determinarão novas formas de viver, de trabalhar e de interagir.

Portanto, mesmo aquela pessoa que não sabe manusear o computador ou que nunca entrou na internet por não ter acesso ou simplesmente por não gostar, vive em um "tecnomundo" onde tudo  segue um princípio, facilitar a nossa vida. Um conselho de quem vós escreve: "Não seja um analfabeto digital, viva a tecnologia".

DESENVOLVIMENTO

Diante das dificuldades de lidar com o uso das tecnologias no cotidiano, percebemos a necessidade de repassar esses conhecimentos na pratica para os alunos a partir de um levantamento feito na escola. Com os resultados dessa pesquisa elaboramos esse projeto para facilitar o uso das tecnologias na escola e vinculada no seu dia a dia, já que a tecnologia deve ser usada para facilitar a vida do homem e não para ser um entrave.

Levamos os alunos para o laboratório de informática para que alguns pudessem ter os primeiros contatos esse tipo de instrumento tecnológico.

Fizemos uso de aparelhos celulares, maquinas digitais., fax, tablets, Ipod para que aprendessem usar todos os menus disponíveis dessas tecnologias que para alguns sejam ainda desconhecidos, pelo poder aquisitivos ou por morarem em zona rural onde não há utilização dos mesmos.

Os resultados alcançados com esse projeto os deixaram muito animados pois tiveram a oportunidade de produzirem vídeos, fotos slides, enviaram documentos através do fax, enviaram mensagens, acessaram blogs, sites a partir do aprendizado que obtiveram no decorrer desse projeto.

De acordo com depoimentos de alguns alunos, eles ficaram mais familiarizados com esse mundo tecnológico, onde relataram suas experiencias adquiridas onde essas por sua vez facilitou a vida no seu cotidiano.

REFERÊNCIAS


domingo, 25 de setembro de 2011

Sabendo onde ir (nosso projeto)


Estamos vivendo na sociedade do conhecimento onde há a exigência de um indivíduo crítico, criativo e reflexivo. Na presença das novas tecnologias no setor educacional requer profundas modificações de formação e preparação dos professores e alunos.
A velocidade das transformações tecnológicas tem desencadeado significativas alterações como na cultura, economia, arte, entre outras. Sendo que a publicidade pode englobar diversas áreas de conhecimento é preciso usá-la de maneira mais ampla, compreendendo que em toda sociedade são encontrados mecanismos educativos que produzem conhecimentos, pedagogia e formas de ensinar, e que deve ser aplicada no interior da instituição escolar.
A necessidade de desenvolver este projeto tem como objetivo de transformar a publicidade em um meio educacional, por exemplo, incluir em um comercial de alimentação uma dica de hábito de vida saudável. A idéia é que se a escola conseguir despertar em seus alunos a consciência das estratégias da publicidade dos meios de comunicação estará desenvolvendo uma metodologia rumo a formação do cidadão, da defesa da cultura, da educação e do diálogo entre as pessoas. A mesma deve atuar no sentido de transformar os meios de comunicação em aliados do processo educativo dos alunos.
Devido a invasão insistentemente da publicidade tanto nas casas, quanto por meios de folhetos, jornais, rádio, televisão e nas ruas é preciso trabalhar sobre a importância da escola na sensibilização dessas questões referentes ao mundo da publicidade e adotar novos meios metodológicos aliando-as no processo educativo.


PUBLICIDADE


Com a evolução dos meios de comunicação, o indivíduo não fica isolado, possuindo assim condições de receber e consumir bens reais ou simbólicos produzidos em outras culturas, incorporando a seu cotidiano valores, objetos e modos de viver realidades distantes. Mas o que dizer desses meios quando estes influenciam na personalidade das pessoas?
Um dos maiores problemas dos internautas e colaboradores são os possíveis erros de digitação que não levam a concluir, como na escrita convencional, que o emissor não sabe escrever. A comunicação pelo computador não usa uma língua cifrada, mas diferente, de acordo com o meio novo. A publicidade na internet traz como marca de sua profunda diferença com as demais mídias a sua extrema mobilidade, ou seja, é uma mídia que ainda vai modificar muito a comunicação entre os homens. Outro problema visível é que os meios de comunicação criaram um mundo que ultrapassa os muros da escola e acabam por deslocar totalmente o estudante do ambiente escolar, ou seja, não há controle da qualidade das informações superficiais e unicamente voltadas para o consumo.
Mesmo não podendo escapar de todas essas influências, é preciso gerar novos procedimentos e metodologias para integrar os meios de comunicação a educação atual. Devido à dimensão dos desdobramentos comunicacionais que as linguagens e efeitos das mídias propiciam, é preciso superar o uso dos meios como recursos auxiliadores de um ensino preocupado com ilustrações para cumprir o seu papel, ou seja, utilizar os mecanismos para que o indivíduo possa receber a mensagem, refletir sobre o seu conteúdo e usar esses mesmos instrumentos para abrir novos caminhos do conhecimento e da crítica sobre o mundo no qual ele está inserido.